O treinamento funcional veio para somar às demais modalidades presentes na academia, e podemos dizer, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais completo.


O treinamento funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas, que por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que ativam diversos grupos musculares ao mesmo tempo, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.


Muitas pessoas pensam que o treinamento funcional envolve somente fazer exercícios em bases instáveis, na verdade o treinamento funcional é muito mais amplo do que isso, fazendo a troca de algumas maquinas conseguimos ampliar a ação  muscular integrando o corpo todo, isso gera grande adaptação neuro-muscular e um gasto calórico incrivelmente maior, alem concentrar mais o trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.

 

O treinamento funcional nos proporciona uma ampla gama de especificações e finalidades de treinamento. Por isso é extremamente importante o acompanhamento de um profissional habilitado, sua presença será fundamental no processo de evolução do praticante, na definição do programa de treinamento, na identificação da execução correta dos exercícios, na orientação quanto a dúvidas e principalmente, na segurança e eficácia do treinamento.

Quais são os benefícios?


Estimula e aprimora movimentos básicos como correr, agachar, saltar, etc;


Desenvolve a  mobilidade e flexibilidade;

Preveni lesões;

Promove o emagrecimento;

Melhora no condicionamento cardio respiratório;


Melhora da força,  e a resistência muscular;


Melhora a postura pois trabalha sistematicamente o centro de forca do nosso   corpo, (abdômen e lombar);


Alta liberação de endorfinas, proporcionando bem estar.